Geminação com Dijon formalizada em Guimarães este sábado, 24 de junho
Acordo de geminação resulta da assinatura de uma Carta de Amizade e Cooperação. Raízes históricas na base da união com a capital da Borgonha, que a UNESCO elevou a Património Mundial em 2015.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, conclui este sábado, 24 de junho, o processo de geminação com Dijon, depois de ter assinado primeiramente o protocolo na cidade francesa onde nasceu o Conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques. A cerimónia protocolar decorrerá no Paço dos Duques de Bragança, a partir das 16:30 horas, na sessão solene evocativa do 889º aniversário da Batalha de S. Mamede.
Em 2016, no dia 31 de outubro, o primeiro ato da geminação realizou-se na Salle des Etats do Município de Dijon, lotada com a presença de membros da Union Luso Française Européenne (ULFE), presidida pelo português António Costa, que sucedeu na direção a Odália Novais, promotora inicial da geminação. Capital da Borgonha, região vinhateira com uma extensão de 60 quilómetros e 600 hectares de espaços verdes, Dijon foi classificada em julho de 2015 como Património Cultural da Humanidade.
A relação de amizade e cooperação com Guimarães resulta também do interesse manifestado pela vasta comunidade portuguesa que reside nesta cidade francesa, com a particularidade de um grande número dos seus membros ser originário do concelho vimaranense. Entre os 155 mil habitantes, 10 mil são de proveniência portuguesa. A pouco menos de duas horas da capital de França, Dijon, conhecida como “Cidade de Arte e de História”, é o local onde nasceu Gustave Eiffel, engenheiro francês que participou na construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel, em Paris.
Notícias relacionadas
-
Guimarães e Londrina, cidades irmãs, unem-se em projeto educativoNotícias Educação
Guimarães e Londrina, cidades irmãs, unem-se em projeto educativo
09 Fev -
Guimarães esteve representada na Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin de DijonNotícias CulturaNotícias geraisOutras NotíciasTurismo
Guimarães esteve representada na Cité Internationale de la Gastronomie et du ...
09 Jun