Guimarães apontado como exemplo inspirador nas políticas municipais de desporto
Reconhecimento do Governo e diversas entidades nacionais pelo trabalho desenvolvido pela cooperativa Tempo Livre.
A Tempo Livre assinalou o seu 20º aniversário com a realização de várias iniciativas, este sábado, 26 de janeiro, destacando-se a presença dos representantes máximos de entidades nacionais, como o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, o Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, João Paulo Rocha, entre outros.
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, destacou os “20 anos de sucesso”, depois de ter considerado o “reconhecimento especial” sobre a ação da Tempo Livre. “É importante refletir para registar a memória futura, e tudo que se tem feito em Guimarães é uma referência no país e na Europa”, vincou o Presidente da Câmara. “Temos uma Cidade Desportiva de excelência e um conjunto de equipamentos desportivos excecionais, que permitem dar o apoio às nossas escolas, associações e clubes desportivos”. Domingos Bragança lembrou a “mudança de paradigma no desporto concelhio” através da criação da Tempo Livre e estabelece como meta para o futuro “aumentar a prática desportiva dos vimaranenses”. A aposta pela parte da Câmara Municipal será igualmente reforçada. “Precisamos de aumentar a dimensão da Cidade Desportiva, requalificação do Multiusos e aumentar um conjunto de equipamentos nas nossas escolas nomeadamente de pavilhões para a prática das diversas modalidades desportivas”, referiu Domingos Bragança.
O Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, realçou a capacidade da Tempo Livre em “diferenciar-se das entidades da mesma natureza” e focou a visão do Município. “Desde o início houve uma abrangência maior que a simples gestão de equipamentos”, apontou Vítor Pataco. Em representação do Comité Olímpico, José Manuel Constantino afirmou que “Guimarães é um exemplo inspirador nas políticas municipais de desporto”.
Num momento de festa, Amadeu Portilha partilhou estes 20 anos de história da Tempo Livre com todos os funcionários e colaboradores, deixando uma palavra de apreço a todos, simbolizando essa homenagem em António Cardoso – o primeiro funcionário da Tempo Livre. O Presidente da Assembleia Geral da Tempo Livre, António Magalhães, apontou que “valeu a pena o trabalho árduo para levar aos jovens a criação de condições para a prática desportiva”.
Eixos fundamentais da Tempo Livre
Ao longo destes 20 anos, o campo de atuação da Tempo Livre direcionou-se para dois eixos fundamentais: a gestão de um conjunto de instalações desportivas de propriedade municipal (Multiusos, Piscinas de Candoso, Moreia e Brito, Scorpio, Pista de Atletismo, Academia de Ginástica e vários pavilhões desportivos) e pelo fomento e incentivo da prática desportiva informal no Concelho de Guimarães, privilegiando a igualdade de oportunidades do acesso ao desporto não competitivo, desenvolvendo projetos de animação sócio desportiva e de ocupação dos tempos livres e de lazer. Para além disso, a Tempo Livre teve um papel preponderante na criação do CMAD - Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, do Centro de Deteção de Talento Desportivo e do Centro de Estudos do Desporto, serviços verdadeiramente inovadores e pioneiros de apoio ao ecossistema desportivo vimaranense.
História de uma estratégia municipal para o desporto
“Tempo Livre | 20 anos - História de uma estratégia municipal para o Desporto”. É o título de um livro que retrata o nascimento da Cooperativa Tempo Livre, apresentado no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, da autoria do sociólogo vimaranense Esser Jorge Silva. Este livro foi apresentado como um “documento” onde se liga a história da introdução do desporto em Guimarães e a sua evolução até à nova realidade.
Notícias relacionadas
-
Guimarães e Tempo Livre associam-se para celebrar o Dia Internacional da Juventude
Guimarães e Tempo Livre associam-se para celebrar o Dia Internacional da ...
30 Jul -
Projeto SPACHE promove atividade física e património cultural em GuimarãesNotícias CulturaNotícias Desporto
Projeto SPACHE promove atividade física e património cultural em Guimarães
31 Mar