Guimarães e Compiègne celebram dez anos de geminação com projetos futuros a pensar no ambiente
Relações internacionais aprofundadas com cidade geminada há uma década. Novos projetos em cooperação serão desenvolvidos a curto prazo. Sessão protocolar serviu para estreitar contactos com associações luso-francesas.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente do Município de Compiègne, Philippe Marini, assinalaram a primeira década de geminação entre as duas cidades com a celebração de um acordo onde é afirmada a vontade de desenvolver ambas as autarquias, estabelecendo intercâmbios no âmbito de projetos relacionados com a candidatura a Capital Verde Europeia 2020. Entre as propostas, está a criação do “Jardim de Compiègne”, replicando em Guimarães espécies de origem gaulesa compatíveis com a biodiversidade vimaranense, o estabelecimento de um protocolo com o Laboratório da Paisagem ou a idealização do Centro de Couros em Compiègne.
«O ambiente é uma das nossas prioridades. Estamos a trabalhar nas linhas de ação que vão alicerçar, em 2017, a nossa candidatura a Capital Verde Europeia – ambição coletiva de uma cidade e de um concelho que pretende ser ambientalmente de excelência e um bom sítio para se viver na Europa», referiu Domingos Bragança, Presidente da Autarquia, no decurso da sessão solene, que decorreu nos Paços do Concelho de Compiègne e que, além da Vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, contou com a presença de António Magalhães, Presidente da Assembleia Municipal, que esteve, em 2006, na origem da geminação.
«Temos muitos pontos em comum e certamente que vamos estabelecer, no futuro, uma boa parceria. Também estamos interessados em desenvolver o Centro de Couros, privilegiando a componente do design», destacou o Presidente da Câmara de Compiègne, Philippe Marini, após ter assinalado igualmente os 50 anos de geminação com a cidade luxemburguesa de Vianden, numa cerimónia protocolar que contou com a participação de vários representantes de entidades locais, designadamente, da Associação de Geminação Compiègne-Guimarães, presidida por Ernesto Oliveira.
Durante a deslocação, Domingos Bragança teve ainda oportunidade de contactar com a comunidade vimaranense ali radicada, estreitando ainda relações institucionais com associações locais luso-francesas, nomeadamente, os “Lusitanos de Compiègne”, cujo grupo folclórico atuou antes da assinatura da “Carta Aniversário”. O Presidente do Município de Guimarães conheceu também as instalações de duas outras coletividades onde estão representantes vimaranenses, designadamente, a L’ES Compiègne e a FC Portugueses Compiègne.
Guimarães na toponímia de Compiègne
Capital do Departamento do Oise, região da Picardia, Compiègne situa-se entre o Rio Oise e uma das mais extensas manchas florestais de França. Município com 45 mil habitantes, distribuídos por 53,10 quilómetros quadrados de superfície, dista 1.650 quilómetros de Guimarães, 230 de Bruxelas e 90 de Paris. A situação geográfica conferiu-lhe um papel estratégico e militar importante, tornando o Município palco de diversos marcos históricos muito significativos: captura e prisão, pelos ingleses, de Joana D'Arc (século XVI), sede do hospital e quartel-general das tropas aliadas durante a I Guerra Mundial e palco da cerimónia de assinatura do Armistício de 1918 e 1940.
Compiègne é uma cidade de ciência e tecnologia, devido ao dinamismo industrial, à Universidade Tecnológica e ao Centro de Investigação que dispõe. O setor económico que prevalece é o secundário, contudo, o primário tem uma forte componente económica. Em julho de 2014, a cidade francesa procedeu à inauguração de uma rotunda com o nome do concelho de Guimarães, no âmbito do protocolo de geminação estabelecido em 2006, passando a integrar a Cidade-Berço na toponímia da região gaulesa da Picardia.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago