Guimarães promove semana para a redução do uso de embalagens
Ações em diversos locais do concelho preenchem semana de sensibilização e consciencialização ambiental. Programação insere-se no âmbito da iniciativa europeia “European Week for Waste Reduction”.
“Usa menos embalagens” é a mensagem da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2016, que se realiza de 19 a 27 de novembro. Várias associações e empresas juntam-se ao evento organizado pela Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, com uma série de ações que pretendem alertar para a necessidade de serem reduzidos os resíduos de embalagens.
A exposição “Do Resíduo ao Produto”, onde a plataforma Fibrenamics destaca a importância da valorização de resíduos, estará patente ao longo de toda a semana nas instalações da ACIG. Também os hipermercados Jumbo e Bolama associam-se à iniciativa, promovendo junto dos seus clientes descontos na aquisição de embalagens familiares. Durante a semana decorrerão igualmente ações de sensibilização com a colaboração do Núcleo de Escutas para a reutilização de equipamentos no âmbito do projeto “Consigo”, da Câmara Municipal de Guimarães.
Na segunda-feira, 21 de novembro, lança-se o debate aos estudantes da Escola Secundária Santos Simões, através de uma conversa informal “Café com Ambiente”, pelas 09 horas, que versará o tema da redução de embalagens. No dia seguinte, pelas 10 horas, o auditório do Laboratório da Paisagem recebe uma palestra da investigadora Alexandra Prata, do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, organizada pelo Centro Ciência Viva de Guimarães - Curtir Ciência, intitulada “Compósitos com carga de resíduos de café”, destinada a jovens entre os 14 e os 17 anos, com entrada livre, mas sujeita a inscrição. De tarde, pelas 15 horas, o Centro Ciência Viva de Guimarães abre as portas para uma visita ao Módulo de Reciclagem do Curtir Ciência, onde se explicará como e quando reciclar materiais plásticos.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos prossegue na quarta-feira, 23 de novembro, com o Workshop “Fibrenamics Green: do Resíduo ao Produto”, marcado para as instalações da ACIG, a partir das 14:30 horas, em que será apresentado o projeto desenvolvido pela Plataforma Fibrenamics no âmbito da incorporação e valorização de resíduos num projeto desenvolvido em parceria com o CVR-Centro para a Valorização de Resíduos.
Ao final da tarde, na Pista de Atletismo Gémeos Castro, a Vimágua fará uma ação de sensibilização no desporto “A mesma garrafa, mais energia”, que terá a participação do atleta paralímpico Manuel Mendes, na qual serão apresentados os novos objetos da empresa (garrafa reutilizável e jarro de vidro) que visam a promoção da redução do uso de embalagens.
Conferência no dia 24 e Eco-Feira no Largo da Oliveira
O Laboratório da Paisagem recebe no dia seguinte uma conferência internacional, integrada no Ciclo de Conferências Guimarães Mais Verde, para abordar a “Prevenção e Redução de Resíduos”, que contará com a participação, entre outros, de Simona Berden, coordenadora executiva da atual Capital Verde Europeia, Liubliana, que apresentará o projeto “Zero Waste” implementado na cidade eslovena. A conferência é de entrada livre, mas sujeita a inscrição. No mesmo dia, duas ações de sensibilização vão decorrer na freguesia de Fermentões, nomeadamente em Coradeiras e Mataduços, das 18 às 19:45 horas.
No sábado, 26 de novembro, o Largo da Oliveira será palco, entre as 14 e as 19 horas, de uma Eco-Feira, onde os visitantes poderão encontrar diversos artigos produzidos a partir da reutilização de materiais. Pelas 17 horas, os vimaranenses poderão ainda surpreender-se com um concerto musical realizado com instrumentos construídos a partir da reutilização de materiais.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em Guimarães termina no domingo, dia 27 de novembro, pelas 10:30 horas, no restaurante Cor de Tangerina, com um showcooking intitulado “Cozinha de luxo: como cozinhar o que consideramos lixo?”. Estas ações estão integradas na preparação da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 e contam com o apoio do Laboratório da Paisagem, Câmara Municipal de Guimarães e ainda diversos parceiros que se juntam a esta iniciativa.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul