Guimarães quer vencer desafio mundial com mais pessoas a praticar desporto na rua durante um dia
Há um novo desafio mundial para o qual todos os vimaranenses estão, desde já, convidados: envolver num só dia, à escala global, o maior número de praticantes de desporto no espaço público. Vence o concelho que mobilizar mais pessoas.
Guimarães vai participar no TAFISA World Challenge Day 2016, uma iniciativa de promoção da atividade física e desporto para todos que se realiza no dia 25 de maio. O Dia do Desafio (Challenge Day) introduz na edição de 2016 uma nova componente: “Take Back Your Streets…Take Back Your Future!”, um programa que pretende trazer os cidadãos para os espaços públicos urbanos (ruas, praças, parques, jardins) para praticar desporto e atividade física.
Municípios e cidades dos cinco continentes participam neste desafio mundial que terá lugar no dia 25 de maio, 2016. Um total de 20 países (entre os quais Estados Unidos da América, Japão, Israel, Brasil, Qatar, Sultanato de Omã, Ucrânia, Espanha e Portugal) e 48 cidades vão disputar um objetivo: reunir o maior número possível de participantes e vencer o desafio perante as cidades adversárias.
Guimarães, que é a única cidade portuguesa a participar neste evento, integra o Grupo III (cidades com 100.000 a 250.000 mil habitantes) e terá como adversárias a cidade de Al Batinah (Sultanato de Omã) e o IV Distrito de Budapeste (Hungria). O desafio decorrerá entre as 09h00 e as 19h00 do dia 25 de maio e Guimarães pretende envolver instituições, estabelecimentos de ensino, clubes, associações e grupos de cidadãos a quem será solicitada a execução de exercícios e/ou atividade desportiva e física durante, pelo menos, 15 minutos consecutivos.
Juízes mobilizados para o efeito farão a contagem nos diferentes pontos de mobilização e, no final do dia, será comunicado à comissão de acompanhamento (com sede em Frankfurt, na Alemanha) o balanço final do evento. Ao longo do dia, e através das redes sociais, será efetuado o acompanhamento dos participantes a quem será solicitado o envio de fotografias para partilha nas plataformas de divulgação local e internacional do evento.
A cidade que apresentar maior número de participantes relativamente às suas adversárias de grupo receberá uma distinção como cidade desportiva socialmente responsável e passará a figurar na galeria mundial de cidades amigas do desporto e da atividade física.
Mais informações sobre o programa podem ser encontradas aqui: http://tafisa.net/index.php/programs-events/take-back-your-streets
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães vai apoiar clubes desportivos em cerca de 800 mil eurosNotícias DesportoNotícias gerais
Câmara de Guimarães vai apoiar clubes desportivos em cerca de 800 mil euros
31 Jan -
Câmara de Guimarães e Tempo Livre apresentam Centro de Estudos do DesportoNotícias DesportoNotícias gerais
Câmara de Guimarães e Tempo Livre apresentam Centro de Estudos do Desporto
17 Jan