Mais de quatro mil alunos experimentaram o projeto EducaBicla nos últimos três anos
EducaBicla é um projeto educativo, numa parceria entre Município de Guimarães e Get Green, que visa sensibilizar os cidadãos para os modos ativos e hábitos mais sustentáveis.
O EducaBicla pretende sensibilizar, educar e envolver os cidadãos para os modos ativos e hábitos sustentáveis, formando ciclistas e futuros ciclistas urbanos, para que pedalem de forma segura e responsável. Implementado no ano letivo de 2015/2016, este projeto desenvolvido pelo Município de Guimarães e Get Green apresenta um balanço “extremamente positivo” e que traduz “um plano de educação para a prática de hábitos saudáveis na mobilidade dos jovens vimaranenses”, salientou a Vereadora da Educação, Adelina Pinto.
Ao fim de três anos, 4297 alunos já integraram este projeto em resultado de 585 sessões. São números que conferem a continuidade de um projeto que no seu primeiro ano (2015/2016) contou com 1463 alunos e 198 sessões. No segundo ano (2016/2017) realizaram-se 192 sessões com a participação de 1409 alunos. E no final do ano letivo de 2017/2018 regista-se um ligeiro aumento com a participação de 1425 alunos em 195 sessões.
O EducaBicla realiza sessões em todas as turmas do 6º ano de escolaridade nas 14 escolas básicas do Município de Guimarães e está também implementado no 6º ano de escolaridade dos 2 colégios privados do concelho (Colégio do Ave e Colégio Nossa Senhora Da Conceição).
Paralelamente, realiza-se todos os sábados de manhã a Cicloficina EducaBicla, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, aberta a toda a comunidade, gratuitamente, não exigindo marcação nem reserva, aumentando exponencialmente o âmbito de atuação do EducaBicla.
Frequentemente, o EducaBicla marca presença em eventos de sensibilização para a promoção da mobilidade urbana sustentável e para os modos ativos com ações de formação redesenhadas e adaptadas aos diversos contextos.
Importa salientar o sucesso comprovado da Cicloficina EducaBicla, que todos os sábados, gratuitamente, forma ciclistas e futuros ciclistas urbanos. Foram vários os alunos que após as sessões nas escolas, participaram na atividade, querendo treinar as suas competências de pedalar em contexto rodoviário, verificando-se que nas semanas seguintes já apareciam com outros colegas da turma ou da escola, com os irmãos, primos e até mesmo com os pais.
Notícias relacionadas
-
Cerca de 7 mil crianças integraram programa EducaBicla em GuimarãesNotícias Educação
Cerca de 7 mil crianças integraram programa EducaBicla em Guimarães
03 Out -
Guimarães apresenta resultados do primeiro ano do programa “EducaBicla”Notícias EducaçãoNotícias geraisNotícias GMV
Guimarães apresenta resultados do primeiro ano do programa “EducaBicla”
07 Fev