Miguel Fragata e Inês Barahona chegam a Guimarães numa Montanha-Russa embalada pela música ao vivo dos Clã
Montanha-Russa, espetáculo da dupla Miguel Fragata e Inês Barahona, à qual se junta a dupla Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, da banda Clã, sobe ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, nos dias 18 e 19 de janeiro. Montanha-Russa é uma metáfora da adolescência, com o teatro e a música a disputarem o palco, desafiando as convenções do “teatro musical”, como quem desafia as leis da gravidade num loop. O processo de criação do espetáculo e a recolha de diários de adolescentes dos anos 70 a 2000, nos quais o texto do mesmo se inspirou, deram origem ao documentário Canção a Meio, realizado por Maria Remédio, igualmente apresentado a 19 de janeiro, dia que encerra com uma Festa DJ Set guiada pelos DJs Valjean.
Montanha-Russa é o diário deixado em cima da mesa, o diário destilado nas redes sociais, ou o diário perigosamente transportado para o liceu: uma intimidade a gritar “leiam-me!”, uma geração a querer fazer-se ouvir, ao som da música. A apresentação em Guimarães terá duas sessões: na sexta-feira, 18 de janeiro, às 15h00, num convite claro às escolas; e no sábado, 19 de janeiro, às 19h00, para todo o público. No sábado, há também a oportunidade para assistir gratuitamente ao documentário Canção a meio pelas 17h00, a anteceder o espetáculo, e à Festa DJ Set guiada pelos DJs Valjean, a partir das 22h30.
Todo o processo de pesquisa e criação deste espetáculo foi registado e acompanhado pelo olhar da cineasta Maria Remédio, que assina um documentário sobre o projeto, intitulado Canção a meio, cuja apresentação terá entrada livre no dia 19 de janeiro, às 17h00, no Pequeno Auditório do CCVF. Também de entrada livre será a Festa DJ Set guiada pelo DJs Valjean, a partir das 22h30, no Café Concerto do mesmo espaço.
Com encenação de Miguel Fragata, que assume também a responsabilidade do texto e letras com Inês Barahona, e música original de Hélder Gonçalves, esta Montanha-Russa conta com interpretação de Anabela Almeida, Bernardo Lobo Faria, Carla Galvão, Miguel Fragata e música ao vivo de Hélder Gonçalves, Manuela Azevedo, Miguel Ferreira e Nuno Rafael.
Os bilhetes para o espetáculo Montanha-Russa podem ser adquiridos por 2,00 euros nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de venda, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt. O documentário Canção a meio e a Festa DJ Set são de entrada livre, até ao limite da lotação da sala.