Pinheiro dos mais novos desfila esta quinta-feira de manhã no centro de Guimarães
Crianças participam em cortejo antes do início das Festas Nicolinas, que decorrem entre 29 de novembro e 07 de dezembro.
O Cortejo do Retábulo de São Nicolau, também conhecido por “Pinheirinho”, realiza-se esta quinta-feira, dia 29 de novembro, pelas 10h30, cumprindo-se uma tradição onde centenas de crianças de diversos jardins de infância da cidade de Guimarães saem à rua trajadas a rigor e ao som do toque nicolino, associando-se às comemorações das Festas Nicolinas.
A concentração decorrerá no Largo José Maria Gomes, em frente ao edifício da Câmara Municipal. Depois o cortejo, acompanhando a Comissão de Festas Nicolinas 2018, segue até à Capela de S. Nicolau, onde será recebido pela respetiva Irmandade, que entregará o retábulo de São Nicolau. Dali seguem para a Torre dos Almadas, sede dos Velhos Nicolinos, onde o retábulo ficará exposto durante as Festas Nicolinas.
O Cortejo do Retábulo de São Nicolau é uma organização dos infantários da cidade de Guimarães com a colaboração da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães - Velhos Nicolinos, Irmandade de São Nicolau e Comissão de Festas.
Desta forma é dado o mote para a grande noite do Pinheiro. Milhares de nicolinos, com as suas caixas e bombos, saem à rua esta quinta-feira à noite, 29 de novembro, para participarem no Desfile do Pinheiro, tradição vimaranense que inaugura anualmente as Festas Nicolinas, conhecidas como os festejos dos estudantes de Guimarães, cuja origem remonta à devoção religiosa dedicada a São Nicolau, oriundo da Ásia Menor que terá vivido nos séculos III e IV.
A cidade de Guimarães já está imbuída há semanas do espírito das Nicolinas, que prosseguem com as Novenas (29 de novembro a 7 de dezembro), Danças de S. Nicolau (1 de dezembro), Missa de S. Nicolau (2 de dezembro), Posses e Magusto (4 de dezembro), Pregão (5 de dezembro), Maçazinhas (6 de dezembro), Baile da Saudade (7 de dezembro) e ainda as Roubalheiras.
Notícias relacionadas
-
Programa dos 15 anos da classificação do Centro Histórico de Guimarães como Património MundialNotícias CulturaNotícias gerais
Programa dos 15 anos da classificação do Centro Histórico de Guimarães como ...
21 Nov -
Reflorestação de monte preserva natureza e tradição do Pinheiro nas Festas NicolinasNotícias CulturaNotícias gerais
Reflorestação de monte preserva natureza e tradição do Pinheiro nas Festas ...
27 Out