Projeto de Guimarães destacado entre as Práticas Inspiradoras da UNICEF
O projeto Eco Parlamento, implementado pela Câmara Municipal de Guimarães, foi o único representante de Portugal na Convenção Mundial das Cidades Amigas das Crianças.
O projeto Eco Parlamento foi amplamente apreciado na Convenção Mundial das Cidades Amigas das Crianças, que decorreu em Colónia, na Alemanha, esta quinta-feira, 17 de outubro, no âmbito do Galardão de Práticas Inspiradoras da UNICEF (CFCI Inspire Awards) que promove os direitos das crianças.
Inserido na categoria 6, no âmbito da governação local para crianças, o projeto de Guimarães foi alvo de elogiosas considerações pela organização. Nesta categoria o projeto vencedor foi atribuído ao representante da Islândia. No âmbito de 226 candidaturas apresentadas, o Eco Parlamento ficou entre os 20 melhores, de acordo com a votação on-line e ainda a avaliação de um júri técnico.
A sessão contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, que partilhou a importância deste reconhecimento. “Há um sentimento de enorme orgulho pela apreciação extremamente positiva por uma entidade reconhecida a nível mundial e observar que o exemplo de Guimarães está entre os melhores, tendo sido partilhado com mais de 500 participantes nesta conferência”, salientou a representante do Município Vimaranense. “A candidatura de Guimarães foi bastante elogiada pela organização e, de igual modo, assumiu uma importância maior por ser a única em representação do nosso país, entre outras Cidades Amigas das Crianças também presentes neste evento”, frisou ainda Paula Oliveira.
Esta sexta-feira, no âmbito desta conferência, Guimarães subscreverá um protocolo com a cidade de Colónia e os restantes Municípios presentes no compromisso de promoção das Cidades Amigas das Crianças.
Eco Parlamento
A iniciativa Eco Parlamento é organizada pelo Município de Guimarães em articulação com o Laboratório da Paisagem, no âmbito do projeto PEGADAS, promovendo o debate concelhio, desde 2015, entre os jovens do ensino básico e sobre a agenda do desenvolvimento sustentável.
A identificação de desafios ambientais vimaranenses e a procura de soluções sustentadas por parte dos grupos de alunos é o mote do Eco Parlamento e tem contribuído para a implementação para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da educação para a sustentabilidade. Assente em metodologias de educação não formal, proporcionando aos jovens o incremento de competências na área comunicação, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados.
O trabalho difunde uma boa prática que experiência, por via do debate, as políticas de desenvolvimento sustentável conjuntamente com os principais agentes da mudança ambiental: a comunidade jovem.
Notícias relacionadas
-
Guimarães garante apoio a alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico para o Ano Letivo 2024/2025
Guimarães garante apoio a alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do ...
23 Ago -
Guimarães com 10 alunos vencedores no Desafio Diário do Mocho Dário
Guimarães com 10 alunos vencedores no Desafio Diário do Mocho Dário
04 Jul