Requalificação da Escola de Fafião apresentada em reunião descentralizada

A Reunião do Executivo Municipal, que teve início às 10h00 desta quinta-feira, 24 de maio, no Salão Paroquial de Santo Estêvão de Briteiros, foi palco para a apresentação do projeto de requalificação da Escola de Fafião, e procurou ouvir as instituições e cidadãos locais presentes.
Na manhã desta quinta-feira, 24 de maio, teve lugar, no Salão Paroquial de Santo Estêvão de Briteiros, a 16ª Reunião Descentralizada do Executivo Municipal. Os trabalhos iniciaram-se por volta das 10h00 com a intervenção de boas-vindas do Presidente da Junta da União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim, Vítor Pais, ao que se seguiu a apresentação do projeto de requalificação da EB/JI de Fafião, uma obra que terá como premissa as preocupações ambientais, nomeadamente no que diz respeito à eficiência energética do edifício. Artur Corte-Real, Chefe da Divisão de Estudos e Projetos, salientou a utilização de métodos passivos de renovação de ar, nomeadamente nas instalações sanitárias, bem como a utilização de caixilharias com corte térmico, o que permite uma redução significativa na fatura energética. Para além da requalificação energética, a EB/JI de Fafião terá obras de ampliação e de intervenção no recreio.
Em seguida, um grupo de alunos das Escolas de Paço e Fafião e da EB2,3 de Briteiros protagonizaram uma intervenção musical, com a interpretação do Hino de Guimarães, ao que se seguiu um momento de piano a solo. Finda a atuação, foram colocadas, pelos alunos, diversas questões ao Presidente da Câmara, Domingos Bragança, quase todas relacionadas com as obras de requalificação da Escola de Fafião.
O tema ambiental foi um dos temas mais abordados na Reunião do Executivo, com Domingos Bragança a reafirmar o trabalho que tem vindo a ser realizado no Concelho de Guimarães e, nomeadamente, em Briteiros Santo Estêvão e Donim. O Presidente da Câmara destacou o trabalho da Brigada Verde da União de Freguesias, insistindo na ideia de que é necessário um trabalho de continuidade de despoluição das linhas de água e dos rios, afluentes incluídos, para que o caminho encetado em 2013, com o processo de candidatura a Capital Verde Europeia, possa ser continuado. “É muito importante que haja uma monitorização de toda a linha de água e que seja feito um esforço conjunto, que envolva também outros municípios, para que possamos ter a questão da água resolvida. Não só a poluição dos rios, como o Ave, o Selho, o Vizela ou o Fêveras, mas também a questão dos resíduos e das águas pluviais e do saneamento. Para o efeito está a ser constituída uma equipa de missão. Queremos envolver não só a Vitrus e a Vimágua, mas também a Resinorte e as Águas do Norte”, disse o Presidente da Câmara. “O Ambiente está no centro da nossa agenda desde 2013. Não começámos só agora a olhar para estas questões”, frisou. Questionado em relação à inexistência de um relvado sintético na União de Freguesias, Domingos Bragança fez notar que existem vários parques desportivos relativamente próximos e que a questão da partilha de equipamentos desportivos pode ser equacionada. Ainda com base em preocupações ambientais, o Edil pondera, no futuro, a utilização de relvados naturais.
Da Ordem de Trabalhos, o destaque vai para os protocolos de construção do novo posto da GNR, em Lordelo, e de requalificação do posto da GNR de Caldas das Taipas. Sobre o assunto, Domingos Bragança esclareceu que, em ambos os protocolos, a Câmara Municipal disponibilizará o projeto e, no caso da construção do novo posto em Lordelo, cederá o terreno que era já sua propriedade. O Presidente da Câmara deixou claro que, sempre que a Câmara Municipal seja proprietária de terrenos e sempre que esteja em causa o superior interesse do Município, essa prática será adotada, colocando de lado a possibilidade de uma nova aquisição expressamente para o efeito. “Com estes dois protocolos, o Ministério da Administração Interna terá todas as condições para, após a conclusão dos projetos, dar início às obras em causa”, disse.
A reunião terminou ao final da manhã, estando a tarde guardada para um programa de visitas a um conjunto de instituições, coletividades e associações da União de Freguesias, nomeadamente a Escola do Paço, em Donim, o Centro Social de Donim, a empresa RPIAIRP, no Parque Industrial de Linhares, a Escola de Fafião e o Rancho Folclórico de Briteiros Santo Estêvão.
Notícias relacionadas
-
Grupo Desportivo Recreativo Cultural de Briteiros Sto. Estevão com casa renovadaNotícias DesportoNotícias geraisOutras Notícias
Grupo Desportivo Recreativo Cultural de Briteiros Sto. Estevão com casa renovada
13 Ago -
Reunião do Executivo tem lugar esta quinta-feira na Câmara Municipal de GuimarãesNotícias geraisOutras Notícias
Reunião do Executivo tem lugar esta quinta-feira na Câmara Municipal de ...
19 Jun