1º Festival Internacional de Guitarra de Guimarães entre sexta e segunda-feira

Concertos, Masterclasses e Concurso Internacional de Guitarra. Presença dos guitarristas de renome mundial Dejan Ivanovich, da Croácia, e Michalis Kontaxakis, da Grécia
A primeira edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, evento promovido pela Sociedade Musical de Guimarães – Academia de Música Valentim Moreira de Sá, decorre entre esta sexta-feira, 26 de dezembro, e segunda-feira, dia 29, dando destaque à formação do ensino artístico especializado.
Com o festival, que vai percorrer vários espaços de Guimarães, pretende-se somar a afirmação a nível nacional da vertente da guitarra clássica que é já uma realidade no contexto formativo e pedagógico da Academia, bem como da cidade e da região, dada a passagem gradual de guitarristas de renome internacional. O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães visa todos os amantes da guitarra dando, no entanto, especial enfoque à formação dos estudantes do ensino artístico especializado.
Tendo como palco o Paço dos Duques de Bragança, o programa abre com o concerto do “Duo Kontaxakis – Ivanovich”, composto pelos guitarristas de renome mundial e vencedores de alguns dos maiores certames de guitarra do mundo Dejan Ivanovich, da Croácia, e Michalis Kontaxakis, da Grécia, responsáveis pelas Masterclasses que ao longo do festival vão decorrer em vários espaços da cidade e cujas vagas esgotaram um mês e meio antes do início do festival.
Paralelamente, decorre o Concurso Internacional de Guitarra Cidade Guimarães, que junta no júri Dejan Ivanovich e Michalis Kontaxakis a figuras com nome reconhecido no panorama português como Ricardo Cerqueira, Ricardo Abreu, Vítor Gandarela, João Carneiro, Marco Ferreira, Daniel Lemos e José Pedro Campos.
Esta primeira edição do Concurso Internacional de Guitarra contempla cinco diferentes categorias com limite de idades até aos 20 anos, contando já com inscrições de vários conservatórios e culminando no dia 27 de dezembro no Centro Cultural Vila Flor.
OPORTUNIDADE DE PARTILHA COM MÚSICOS INTERNACIONAIS
O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães pretende criar, cativar e fidelizar um público específico, bem como potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, instrumento ainda pouco divulgado como instrumento solista.
Além disso, tem como objetivo dotar todos os participantes das ferramentas essenciais à sua formação como músicos profissionais através do contacto com guitarristas conceituados no contexto internacional que acederam a partilhar a sua experiência, o que constitui uma oportunidade para troca de conhecimentos resultantes de escolas e ensinos diferentes.
O evento pretende, igualmente, ser um reforço da intensa atividade pedagógica e cultural realizada pela Academia de Música Valentim Moreira de Sá que se carateriza, ao longo destes últimos anos, pela realização anual de mais de centena e meia de eventos musicais, entre concertos, recitais, audições, intercâmbios culturais, concertos pedagógicos, ópera, operetas, musicais, e outros espetáculos.
[PROGRAMA COMPLETO]
. 26.dezembro.2014
19h00, Paço dos Duques de Bragança
Concerto Duo Kontaxakis – Ivanovich
. 27.dezembro.2014
09h00 às 21h00, Centro Cultural Vila Flor
Concurso Internacional de Guitarra Cidade Guimarães
. 28 e 29.dezembro.2014
09h00 às 19h00, auditórios da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) e na Academia de Música Valentim Moreira de Sá (AMVMS)
Marterclasses – Dejan Ivanovich e Michalis Kontaxakis