Alterações de trânsito na zona do Parque das Hortas e ruas envolventes até ao final do ano

Plano rodoviário, que entrou em vigor esta segunda-feira, tem quatro diferentes fases de interdições. Objetivo da obra é diminuir possibilidades de cheias no centro da cidade.
A construção de duas bacias de retenção de água no Parque das Hortas, realizada no âmbito da intervenção hidráulica e paisagística que está a ser efetuada na Ribeira de Couros, irá determinar a interrupção temporária de trânsito, de forma faseada, em alguns arruamentos contíguos ao local intervencionado.
A partir desta segunda-feira, 06 de outubro, o tráfego rodoviário será proibido na Rua Rei do Pegu, entre a Rua Dr. José Sampaio e o Parque das Hortas, por um período previsto de três semanas (foto principal).
No final desta interdição, a partir de 27 de outubro, entrará em vigor a proibição de trânsito no entroncamento entre a Rua Rei do Pegu e a Rua Dr. José Sampaio, durante duas semanas, altura em que o sentido de circulação na Rua Dr. José Sampaio será invertido entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo República do Brasil (nascente-poente) perdendo prioridade no entroncamento com este último.
A partir de 10 de novembro, será proibido o trânsito, durante duas semanas, na Rua Dr. José Sampaio, entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e a Rua Rei do Pegu. No decurso deste período, o trânsito na Rua Dr. José Sampaio, entre o Largo República do Brasil e a Avenida Combatentes da Grande Guerra, e nesta, a partir do cruzamento com a Rua Abade Tagilde, será reservado a moradores e cargas e descargas, sendo proibido o estacionamento do lado sul e poente, respetivamente, por forma a assegurar os dois sentidos de circulação.
Na quarta e última fase de interdição, a partir de 24 de novembro, e por um período previsto de quatro semanas, será proibida a circulação automóvel na Rua Dr. José Sampaio, entre o Largo República do Brasil e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. No âmbito deste conjunto de alterações, que decorrerão faseadamente até ao final do mês de dezembro, todas as alternativas estarão devidamente sinalizadas.
INTERVENÇÃO VISA REGULARIZAR CAUDAIS DE CHEIA
As obras que estão a ser realizadas no Parque das Hortas têm como principal objetivo proceder à regularização dos caudais de cheia na Ribeira de Couros, pelo que serão construídas duas bacias de retenção, com as inerentes estruturas de retenção em betão armado, na zona do parque de estacionamento das Hortas.
O armazenamento conseguido com a implementação desta solução é de cerca de 7600 m3 de água pluvial na bacia a montante e de cerca de 4700 m3 na bacia a jusante. Paralelamente, será reformulada a rede de drenagem de água pluviais na Rua Dr. José Sampaio e na Rua Rei do Pegu para reduzir o caudal de águas pluviais recolhidas no Largo da República do Brasil.
«Apelo ao contributo e compreensão de todos os Vimaranenses, reiterando que será preocupação permanente da Câmara Municipal de Guimarães, enquanto proprietária e entidade fiscalizadora da obra, que a intervenção decorra de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos nossos munícipes», referiu Domingos Bragança, Presidente do Município, numa comunicação enviada, por escrito, a todos os moradores.
Esta intervenção é realizada ao abrigo da aprovação do projeto "Veiga de Creixomil - Ribeira de Couros", cujo valor de investimento elegível aprovado é de 2.997.857,67 euros, com um valor comparticipado aprovado de 2 .548.179,02 euros, equivalente a uma taxa de comparticipação de 85%, no âmbito do programa FEDER e do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, resultantes das disposições regulamentares comunitárias (Regulamentos CE nºs 1083/2006 e 1828/2006) e das normas e especificações técnicas instituídas pela Autoridade de Gestão em vigor à data da sua aprovação.