Câmara formaliza protocolos com clubes e escolas para deteção de talentos desportivos em Guimarães

Sessão com os parceiros locais tem igualmente como objetivo dar a conhecer os resultados do Centro de Deteção de Talento Desportivo, projeto pioneiro a nível nacional que, recentemente, cumpriu o seu primeiro ano de existência.
A Câmara Municipal de Guimarães vai formalizar a assinatura de 25 protocolos de colaboração entre o Centro de Deteção de Talento Desportivo (CDTD), clubes desportivos do concelho e agrupamentos de escola de Guimarães, tendo como objetivo a identificação precoce e captação de jovens talentos desportivos no concelho de Guimarães.
A cerimónia estará marcada para a próxima sexta-feira, 19 de dezembro, pelas 18 horas, na Sala de Conferências do Pavilhão Multiusos, com a presença do Presidente do Município de Guimarães e do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude. Os protocolos envolvem 11 clubes desportivos das mais diferentes modalidades e 14 agrupamentos de escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo, cujo perfil etário compreende alunos entre os 6 e os 14 anos.
Guimarães é a primeira cidade a ter uma estrutura municipal e eclética para a deteção de talento desportivo e respetivo reencaminhamento para os clubes. O CDTD funciona por interação e maior proximidade entre as escolas e os clubes, ao nível técnico. Através do Professor de Educação Física, é desencadeado o processo, identificando, no âmbito da sua disciplina, um aluno com potencial talento desportivo para uma ou mais modalidades desportivas, fazendo o seu acompanhamento na fase de integração do clube, registando e avaliando a sua evolução e percurso desportivo.
Num procedimento que envolve mais de 150 técnicos em “scouting”, entre professores de educação física e treinadores, a aferição das capacidades e qualidades dos alunos é realizada por um ou mais técnicos especializados. Os atletas na fase de inclusão nos clubes beneficiam de um período experimental de prática gratuita no clube (3 a 6 meses), seguro desportivo durante a fase experimental, exame e acompanhamento médico gratuito durante um ano.
O Centro de Deteção de Talento Desportivo foi considerado uma boa prática pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, por detetar precocemente talentos permitindo, do ponto vista pedagógico e formativo, uma melhor ligação aluno/atleta, criando um amplo conjunto de oportunidades.