Guimarães iniciou semana de sensibilização “Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”

Minuto de silêncio e cordão humano estão agendados para sexta-feira, principal dia do programa comemorativo. Iniciativas destinam-se ao público, mas também a profissionais dos serviços de atendimento e acompanhamento social.
A realização de ações de sensibilização para combater a pobreza e exclusão social contribuem para reforçar a identificação das instituições que prestam apoio nesta área, ajudando a esclarecer as pessoas sobre os procedimentos a adotar no sentido de diminuir este flagelo social. A opinião foi defendida pelo Presidente do Município de Guimarães na abertura da semana “Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”, que principiou esta terça-feira no Auditório da Fraterna, em Couros.
«Muitas vezes, as pessoas não sabem como dar ajuda e as instituições, através destas ações, também se dão a conhecer melhor. ‘Pobreza Zero’ seria o ideal, mas sabemos que se trata de uma utopia. As comunidades têm de ser solidárias para serem concedidas novas oportunidades às pessoas. É importante reforçarmos os laços, porque coletivamente dá outra força e cria sentido de pertença, na medida em que o Vimaranense é solidário. Este assunto sensibiliza-me e podem contar comigo a título pessoal, mas também como Presidente de Câmara», referiu Domingos Bragança, responsável pela Autarquia.
Workshops, tertúlias, sessões de trabalho e um cordão humano são alguns dos eventos promovidos pela Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com instituições do concelho, para assinalar esta semana social, no âmbito de uma iniciativa da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza que, desde 2010, tem vindo a mobilizar a sociedade para combater a pobreza e exclusão social.
Este ano, o Município de Guimarães, a Fraterna e a Sol do Ave aliaram-se para, em conjunto, assinalarem a semana “Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social em 2014”, com atividades que decorrem de 14 a 21 de outubro, algumas das quais sessões de trabalho dirigidas especialmente aos profissionais que, no terreno, trabalham junto de casos de grande vulnerabilidade social, como sucedeu com a realização da tertúlia "Violência Doméstica", cuja oradora foi Célia Ferreira, psicóloga da Universidade Lusófona do Porto.
De tarde, decorreu no Cybercentro de Guimarães o workshop “Intervenção no âmbito do RSI: da Ação à Inovação”, coordenado por Helena Areias, em representação da Segurança Social, destinado a profissionais dos serviços de atendimento e acompanhamento social e das entidades parceiras do Núcleo Local de Intervenção de Guimarães. Este workshop realizar-se-á novamente no dia 21 de outubro, entre as 09:30 e as 12:30 horas, também nas instalações do Cybercentro.
O Dia Internacional para a Irradicação da Pobreza, que se comemora a 17 de outubro, será marcado pela “Campanha de Sensibilização 0% Pobreza”, promovida pela Delegação de Braga da EAPN, à qual se associaram as Escolas Secundárias de Francisco de Holanda e de Martins Sarmento, com a colocação de faixas indicando “Pobreza Nunca Mais” em locais estratégicos da cidade.
Também o polo de Guimarães da Escola Profissional Profitecla associou-se a estas comemorações, promovendo na sexta-feira, entre as 11:30 e 12:30 horas, um cordão humano na zona envolvente do Estádio D. Afonso Henriques para o cumprimento de um minuto de silêncio.
O objetivo centra-se na ativação não só da responsabilidade social individual de cada cidadão, mas também da responsabilidade coletiva, alertando para a necessidade de construção de uma sociedade inclusiva, livre de pobreza e que assegure a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos.