Mais de um milhar e meio de pessoas no Almoço de Reis 2015 em Guimarães

Semana de Reisadas junta crianças e idosos pertencentes a instituições de solidariedade social. Preservar tradições no âmbito de um conjunto de iniciativas de proximidade entre famílias e a comunidade vimaranense é um dos objetivos.
1600 pessoas participaram no Almoço de Reis realizado esta terça-feira, 06 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, dirigido a todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso, numa organização da cooperativa Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social.
Num dia onde não faltou na mesa o tradicional bacalhau, o programa da iniciativa contemplou uma tarde de convívio, iniciada por um grupo de crianças do Centro Social das Taipas, que cantaram os Reis aos participantes num encontro igualmente intergeracional.
A confraternização contou com muita música protagonizada pelo cantor Marco Génio e ainda por Bruno Fernandes e pelo grupo Musiké, todos de Guimarães, além do sempre esperado baile de convívio, que animou as centenas de provenientes de todos os pontos do concelho.
«Quero agradecer o empenho da organização, da Câmara Municipal, da Tempo Livre e dos voluntários e colaboradores que trabalharam para que este evento fosse um sucesso e permaneça nas vossas memórias. Este almoço é um local de amizades, de encontros e de reencontros, de amigos de longa data, de pessoas de Guimarães…», referiu Marta Coutada, Presidente da Cooperativa Fraterna.
Esta quarta-feira, 07 de janeiro, a partir das 14 horas, também no Multiusos de Guimarães, decorrerá um Encontro de Reis promovido pela Divisão da Ação Social do Município de Guimarães, cooperativa Fraterna e instituições de apoio a idosos do concelho, que vão celebrar os Reis interpretando temas alusivos à quadra festiva. A iniciativa musical conta com a colaboração de 29 instituições e estima-se a participação de cerca de 800 idosos.
Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Camélia, Hotel & Homes, Casa do Povo de Briteiros, Casa do Povo de Creixomil, Centro Comunitário de Solidariedade Integração Social de Tabuadelo, Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Social da Paróquia de Polvoreira, Centro Social da Paróquia de Stª Eulália de Nespereira, Centro Social de Brito, Centro Social e Paroquial de S. Cristóvão de Selho, Centro Social Irmandade de S. Torcato, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social Paroquial de Gondar, Centro Social Paroquial de Mascotelos – Santiago, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Centro Social Paroquial Ronfe, Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos, Centro Sócio Cultural e Desportivo de Sande S. Clemente, Encontro de Saberes, Fraterna, Fundação Stela e Oswaldo Bomfim, Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, Lar de Santo António, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Venerável Ordem Terceira de S.Domingos e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco são as instituições participantes.
REISADAS PARA OS MAIS PEQUENOS E GRUPOS CULTURAIS
Na sexta-feira, dia 09 de janeiro, a partir das 10 horas, o Município de Guimarães, os Jardins de Infância e os ATL do concelho vão celebrar o Dia de Reis com todas as suas crianças a cantar as Reisadas no Largo da Oliveira. A iniciativa destina-se ao público infantil, mas também aos familiares das crianças numa festa que irá reunir mais de 1.200 jovens no Centro Histórico de Guimarães.
Pelas 11:30 horas, decorrerá uma interpretação coletiva das seguintes 18 instituições: Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Somelos, Centro Paroquial de São Romão de Mesão Frio, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social Paroquial de Fermentões, Colégio do Ave, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Fraterna, Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos de Urgeses”, Infantário Nuno Simões, Lar de Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração de Maria (Vila Pouca), Patronato de S. Sebastião, Patronato Nossa Senhora da Oliveira, S.A.R.C – Salgueiral e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
No sábado, 10 de janeiro, uma dezena de grupos de música tradicional e popular, sedeados no território vimaranense, participam nas Reisadas 2015. A modalidade do concurso contempla a participação dos grupos num momento durante a tarde, com a atuação em Lares e Estabelecimento Prisional de Guimarães, e outro no decurso da noite, pelas 21 horas, com os dez grupos participantes distribuídos pelas cinco “Portas da Villa”.
Após 15 minutos de atuação, iniciam os seus percursos em direção ao Largo da Oliveira, onde cada grupo estará em palco durante 10 minutos. Às 23 horas, está programada uma atuação final conjunta. No caso das condições climatéricas serem adversas, o tempo da atuação individual mantém-se, mas o local das Reisadas 2015 passará a ser a Igreja de São Francisco.