Parque da Cidade de Guimarães recebeu Encontro Nacional de Street Workout
Ação mobilizou apaixonados da modalidade durante dois dias. E também teve objetivos solidários.
O Parque da Cidade, em Guimarães, recebeu a realização do segundo encontro nacional de Street Workout, modalidade desportiva cujos exercícios visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação e equilíbrio, característicos de modalidades como a ginástica artística ou o “parkour”.
O programa, que decorreu durante este último fim de semana, contemplou demonstrações de “Slackline” (fita elástica esticada entre dois pontos fixos que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima) e outras modalidades praticadas em contexto urbano.
Depois de efetuados os exercícios durante o dia de sábado, os participantes e a comunidade foram convidados, no domingo, a ajudar a Associação de Apoio à Criança de Guimarães, celebrando-se deste modo o World Pull Up Day, o dia das elevações cujo objetivo é oferecer donativos a uma associação.
Desde abril deste ano, Guimarães passou a ser o concelho do país com maior número de parques de Street Workout, depois de ter inaugurado três equipamentos destinados à prática da modalidade, numa proposta apresentada pelo vimaranense Bruno Matos entre as 80 que participaram no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo, mecanismo que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de decisão do Município de Guimarães.
Os três parques de Street Workout estão situados no Parque da Cidade, na freguesia da Costa, no Parque da Cidade Desportiva, em Candoso Santiago, e no Parque da Ínsua, na vila de Ponte. Em Portugal, apenas Lisboa, Ribeira de Pena e Fafe, com um equipamento cada, ofereciam esta modalidade às suas populações.
Além da base de exercícios, o Street Workout acrescenta a componente lúdica, tentando criar uma simbiose entre a criatividade e o domínio da técnica, da qual resulta um efeito visual que torna esta modalidade num espetáculo de movimento e controlo do corpo humano.