“Feira do Património” é apresentada esta sexta-feira de manhã na Casa da Memória

Evento pioneiro pretende promover o Património Cultural. Apresentação está marcada para esta sexta-feira, às 10:30 horas. Feira realiza-se no mês de outubro.
A Feira do Património, que decorre este ano em Guimarães entre 10 e 12 de outubro, é apresentada esta sexta-feira, 09 de maio, pelas 10:30 horas, na Casa da Memória, situada na Avenida Conde de Margaride, numa cerimónia que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, do Presidente da Fundação Millennium BCP, Fernando Nogueira, e do Administrador da Fundação, Artur Luna Pais.
A realização de uma Warm Up, dedicada aos “Números do Património em Portugal e Espanha”, servirá de antecâmara do evento, sendo dados a conhecer estudos de impacto económico do setor cultural, além de se proceder à assinatura de protocolos de âmbito nacional com a Fundação Millennium BCP e com a Câmara Municipal de Guimarães e de âmbito internacional entre a Feira do Património de Portugal e de Espanha.
Este é um evento pioneiro que pretende promover o setor do Património Cultural enquanto bem que cria valor económico e social, sendo fator de atração turística, gerador de receitas e fomentador do emprego. A Feira do Património é um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos setores da Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento.
A Feira é também um evento para todos que pretende demonstrar como o Património Cultural pode ter um lado lúdico e pedagógico valioso, apresentando, desta forma, uma programação paralela de eventos culturais para o público generalista com gastronomia, vinhos, música, ateliers, demonstrações de técnicas tradicionais ao vivo, animação pedagógica, conferências e debates.
“Comunicar Património”, o tema deste ano, parte da premissa de que o património só existe na medida em que existem pessoas disponíveis para experimentá-lo, consumi-lo e visitá-lo. A comunicação estabelecida entre o recurso e o seu utilizador é a questão-chave para entender que pressupostos estão por detrás de uma maior dinâmica de visitação e consumo de património.
A Feira do Património 2014 contará igualmente com a realização de um Seminário Internacional. O objetivo é conhecer experiências internacionais e nacionais no âmbito da comunicação em património, mas também perceber a visão de visitantes e de profissionais da comunicação do setor.
Notícias relacionadas
-
Mais de 300 alunos de Guimarães instalam as suas memórias patrimoniais na CDMG com Pergunta ao TempoNotícias Educação
Mais de 300 alunos de Guimarães instalam as suas memórias patrimoniais na ...
26 Mai -
Dia Internacional dos Museus celebra-se em Guimarães com oficinas para famílias e visitas performativasNotícias Cultura
Dia Internacional dos Museus celebra-se em Guimarães com oficinas para ...
16 Mai