Guimarães presente na Conferência Nacional Redes Cidades Circulares
Guimarães lidera a rede ”Capt2 - Ciclo Urbano da Água”, através do Laboratório da Paisagem.
A Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, marcou presença esta segunda-feira na 1.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares, em Vila Nova de Gaia, onde debateu-se “O papel dos municípios na transição para a economia circular”, numa sessão promovida pela Direção-Geral do Território, Autoridade de Gestão da InC2.
São 28 os municípios parceiros envolvidos nas quatro Redes Cidades Circulares recentemente constituídas. Guimarães lidera a rede ”Capt2 - Ciclo Urbano da Água”, através do Laboratório da Paisagem, e integra ainda a RURBANLINK - Relações-Urbano-Rurais
Os trabalhos das redes constituídas no âmbito da InC2 tiveram início em setembro de 2021, após a assinatura dos contratos de financiamento celebrados entre a Autoridade de Gestão da InC2 e os parceiros líder de cada uma das quatro redes selecionadas. Os municípios parceiros já iniciaram as atividades de capacitação, cooperação e aprendizagem, com o objetivo de dar resposta aos desafios urbanos comuns no âmbito da transição para uma economia circular. No final do período de execução física e financeira das redes, cada município deverá ter concluído um Plano Local de Ação Integrada que inclua ações que promovam a transição para uma economia circular em contexto urbano, no âmbito dos temas abordados.
Esta sessão contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e dos Secretários de Estado do Ambiente e da Mobilidade e da Diretora-Geral do Território.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul