Ecopontos nas Festas Gualterianas e campanha de sensibilização junto dos comerciantes
Cinco ecopontos foram instalados nas áreas de restauração. Cada comerciante recebeu, também, um mini-ecoponto para a separação de resíduos.
A Câmara Municipal de Guimarães, a Resinorte e a Vitrus, em parceria com a cooperativa A Oficina, realizaram uma campanha de sensibilização e consciencialização para a separação de resíduos, a correta deposição e a sua redução, na zona de restauração e divertimentos das Festas Gualterianas, reforçando o espaço físico com a colocação de cinco ecopontos de 2500 litros para a separação de vidro, papel/cartão e embalagens.
Na abordagem efetuada aos comerciantes instalados no Parque das Hortas, com maior incidência no comércio de comidas e bebidas, foram entregues mini-ecopontos de 50 litros, com a função de servir de ponto de abastecimento temporário para posteriormente serem transportados para os ecopontos.
Esta campanha enquadra-se nos objetivos do desígnio de Guimarães a Capital Verde Europeia, pelo que, a partir deste ano, será pesada separadamente a quantidade de lixo produzido e separado nos ecopontos colocados no espaço físico temporariamente ocupado pelas Festas Gualterianas, a fim de verificar a evolução da eficácia da sensibilização.
Todos os anos são produzidos milhares de quilos de resíduos que não são separados, nem triados. A Câmara Municipal de Guimarães apela também à população em geral que não deite lixo para o chão e o deposite nos locais apropriados.