Município realiza tratamentos fitossanitários em árvores localizadas em ambiente urbano
Medida decorrerá na próxima semana, em horário noturno, nas ruas de Moçambique, Nossa Senhora da Conceição e Eduardo Almeida.
As árvores localizadas em ambiente urbano estão sujeitas a agentes nocivos bióticos/abióticos capazes de comprometer o desempenho pleno das suas múltiplas funções nos espaços verdes.
O desenvolvimento, neste período vegetativo, de colónias de afídeos (mais conhecidos por “piolhos”) provocam uma excreção de uma substância pegajosa (melada) que, quando produzida em abundância, escorre para os passeios e pavimentos, causando incómodos e prejuízos a pessoas e bens.
A Divisão de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Guimarães definiu um programa de tratamentos culturais e químicos nas zonas mais afetadas, que terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de julho, em hora noturna, nas ruas de Moçambique, Nossa Senhora da Conceição e Eduardo Almeida, com a utilização de meios técnicos, através da aplicação de jatos de água em pulverização e inseticida sistémico de baixo risco toxicológico, ecotoxicológico e ambiental, de acordo com a homologação da DGAV, diminuindo as colónias das pragas no arvoredo.
Os tratamentos fitossanitários são reduzidos ao estritamente necessário, conforme ficha de diagnóstico, e efetuados por pessoal habilitado para o efeito.
Divisão de Espaços Verdes do Município de Guimarães
Guimarães, 24 de julho de 2015