Arquivo Municipal acolhe exposição sobre indústria têxtil de Guimarães
Exposição foi inaugurada esta sexta-feira e estará patente até ao final do ano, sob o tema Indústria Têxtil de Guimarães: do “sistema antigo ao advento das máquinas”.
O espelho de Guimarães como uma cidade industrial está refletido na sua história através da exposição inaugurada esta sexta-feira, 28 de junho, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, e da Vereadora da Cultura, Adelina Pinto.
“Esta exposição é o reconhecimento de uma importante página da História que caracteriza Guimarães e a homenagem a milhares de pessoas anónimas que, com o seu trabalho árduo, abriram caminho para que outros chegassem mais longe e todo o território prosperasse”, assim descreve Paula Ramos Nogueira, comissária científica e autora da tese que deu origem a esta exposição.
A exposição Indústria Têxtil de Guimarães: do “sistema antigo ao advento das máquinas” tem como ponto de partida a coleção documental da Fábrica do Castanheiro (1885-2013) e desenvolve uma leitura em torno dos principais acontecimentos, personalidades e fábricas têxteis que estiveram no centro de um movimento industrial transformador do século XIX (Fábrica dos Castanheiro, Fábrica do Moinho do Buraco, Companhia de Fiação e Tecidos de Guimarães).
Documentos, objetos e imagens compõem a narrativa de uma industrialização que despertou com a mecanização e a eletrificação, definindo, para sempre, o perfil industrial de Guimarães.
Domingos Bragança realçou a importância dos museus em “dar a conhecer e tornar visível as memórias do nosso passado” realçando a importância de Guimarães como “a primeira cidade do país a integrar a revolução industrial”. O Presidente da Câmara vincou a existência de acervo nesta área, através das empresas, famílias e até instituições culturais, considerando a possibilidade de criar um espaço museológico para preservar as memórias do passado.
Esta exposição organizada pela Câmara Municipal de Guimarães – Arquivo Municipal Alfredo Pimenta - pode ser visitada até 31 de dezembro no seguinte horário: 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30.
Notícias relacionadas
-
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
31 Jul -
"A Coleção de Menus e outra Ephemera de Helena Margaride (1929-2020)" apresentado no Arquivo MunicipalNotícias geraisOutras Notícias
"A Coleção de Menus e outra Ephemera de Helena Margaride (1929-2020)" ...
13 Nov