Câmara de Guimarães disponibiliza portal com informações úteis para a comunidade migrante
Notícias, legislação, atividades ou ofertas de emprego. São alguns dos temas em destaque nesta nova ferramenta ao serviço da comunidade migrante.
O novo portal do migrante (http://migrante.guimaraes.pt/) foi apresentado esta quinta-feira, 24 de outubro, em Guimarães, no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes do concelho de Guimarães (PMIMG), enquadrando-se nas estratégias definidas pelo Plano Estratégico para as Migrações 2015-2020, assim como nas políticas sociais do município, refletidas nos planos intermunicipais e municipais para o desenvolvimento social.
Através deste portal, o Município de Guimarães disponibiliza um conjunto de informações que vai ao encontro de uma das áreas temáticas (Serviços de Acolhimento e Integração) definidas no PMIMG.
Na sessão de apresentação, que contou com a presença de alguns migrantes no concelho vimaranense, Domingos Bragança destacou a estratégia municipal de integração. “Saber acolher em Guimarães tem muito a ver com o desenvolvimento da nossa multiculturalidade e, por isso, temos de criar as condições necessárias através de uma estreita cooperação, envolvendo o maior número possível de entidades e organizações, para apresentarmos resultados eficientes para aqueles que, por motivos diversos, escolheram viver em Guimarães”, apontou o presidente da Câmara Municipal. “O território sairá sempre beneficiado porque juntamos às nossas capacidades a capacidade de acolher outras culturas e outros povos para a construção de uma melhor sociedade. Isso só será possível através da cooperação entre os povos”, sublinhou Domingos Bragança.
Este portal pretende ser um canal de divulgação e aproximação entre os cidadãos de países terceiros (NPT’S) e a comunidade acolhedora (Guimarães). Estará em permanente atualização, recolherá informações pertinentes para os migrantes na divulgação das mais diversas iniciativas, assim como diversas informações sobre a permanência em Portugal”.
A vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, explicou que “a falta de conhecimento e informação, muitas vezes, é uma barreira” e nesse sentido está a ser desenvolvido o Plano Municipal para a Integração de Migrantes. “Este plano preconiza a sensibilização da comunidade de Guimarães a fim de desmistificar estereótipos que, muitas vezes, provocam, receios e medos infundados”, salientou.
Refira-se que o novo portal está traduzido em seis línguas, perante a influência maior da comunidade de migrantes no concelho de Guimarães. De acordo com os dados de 2018, em Portugal verificou-se um aumento na ordem dos 13,9% de migrantes a viver em Portugal e em Guimarães a entrada de migrantes registou-se 1801 de países terceiros.
Notícias relacionadas
-
Guimarães Concelho Cuidador: Reunião Estratégica para o Bem-Estar dos Cuidadores InformaisNotícias Social
Guimarães Concelho Cuidador: Reunião Estratégica para o Bem-Estar dos ...
29 Mar -
Radar Social: o novo projeto piloto de Guimarães para o combate à pobreza e exclusão socialNotícias Social
Radar Social: o novo projeto piloto de Guimarães para o combate à pobreza e ...
07 Mar