Domingos Bragança recebe comitiva brasileira da Missão InovaJuntos
Guimarães deu a conhecer o trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito da inovação e sustentabilidade na região.
Guimarães é uma das cidades que faz parte da Missão de cooperação técnica internacional no âmbito do projeto Inovajuntos - Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade. Na passada terça-feira, 22 de novembro, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, recebeu a comitiva brasileira que integra esta Missão, aproveitando para dar a conhecer as boas-práticas desenvolvidas pelo Município no âmbito da gestão de áreas urbanas e rurais, com destaque para o trabalho desenvolvido pelo Set.Up Guimarães e o Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, assim como os projetos no âmbito das cidades inteligentes.
Domingos Bragança destacou a importância do Município no panorama económico nacional, com relevo para a constante valorização do estreitamento das relações existentes entre as instituições de Ensino Superior da região, tecido empresarial e o próprio Município, numa lógica de desenvolvimento comum. O Edil referiu também o peso que a Cultura tem nesse crescimento, apresentando estes fatores como os pontos diferenciadores de Guimarães no panorama nacional. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou ainda o trabalho que tem vindo a ser feito pelo Município no âmbito da responsabilidade social e economia circular como pilares da política de sustentabilidade ambiental, áreas nas quais Guimarães se tem tornado um território de referência.
Durante o encontro foi apresentada, pela prefeitura de Santarém, no Brasil, a Plataforma Maria do Pará, um projeto que visa apoiar mulheres vítimas de violência e que segue a ideia base da Plataforma Guimarães Une, que está a ser desenvolvida pelo município vimaranense, numa lógica de promoção de dinamismo comum entre várias instituições da sociedade civil.
Assinatura de Protocolo de Cooperação
O projeto Inovajuntos tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras e portuguesas, bem como da inovação público-privada, segundo quatro clusters temáticos: Desenvolvimento Económico e Inovação (no qual Guimarães se integra); Desenvolvimento Regional e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços Inclusivos de Inovação Cultural e Social. No final da receção, foram assinados dois protocolos de cooperação mútua, no âmbito do referido projeto, entre o município vimaranense e as Prefeituras de Santarém e Capitólio no Brasil.
A comitiva brasileira teve oportunidade de visitar a cidade sob um ponto de vista cultural e de conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pelo CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, uma instituição privada, sem fins lucrativos, localizada no campus de Azurém da Universidade do Minho e que presta apoio à indústria e aos municípios na prestação de serviços de investigação e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.
O dia terminou com uma reunião conjunta, onde foram apontadas as fraquezas e forças do Município, assim como as ameaças e oportunidades que enfrenta, sob o ponto de vista da comitiva, numa lógica de colaboração e crescimento comuns, princípios basilares do projeto Inovajuntos.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães estabelece pontes com o CanadáNotícias geraisOutras Notícias
Câmara de Guimarães estabelece pontes com o Canadá
06 Fev